Série: TURISMO DO FUTURO
Se pudesse viajar com um piscar de olhos, pra onde você iria?
Evidente que estamos entrando com tudo em uma nova era, da transformação digital e da nova realidade. Para Tiago Mattos, um dos futurólogos mais respeitado no Brasil, citou em uma de suas aulas no qual sou aluna, que me marcou:
Quem não pensa no futuro, cria o presente com ferramentas do passado.
O mundo pré pandemia não existe mais, nos obriga olhar adiante e entender esse novo mundo se quisermos um espaço na sombra, porque o sol nasceu pra todos, já a sombra...
Em diferentes fontes de pesquisa e com autores respeitados no campo de previsões sobre o futuro, neste segundo "insight", reuni mais algumas tendências das atividades do setor turístico do segmento de viagens . Vejam, são previsões para além do pós pandemia.
TODOS SERÃO "AGENTES DE VIAGENS"
Para o futurista Ray Hammond, estima-se que os turistas passarão a planejar e construir suas próprias viagens, isso quando forem simples e com poucos serviços, por exemplo: aéreo + hospedagem e demais serviços se preciso, por apps (aplicativo móvel). Somente para grandes tours e viagens com alto nível de complexidade é que serão demandados ajuda ou conselhos a um agente de viagens profissional. Essa desintermediação entre operação e consumidor já era prevista desde o final do século passado. Alerta aos profissionais, perspectivas que requer ajustes na carreira e nos negócios.
TIPO "SIRI"
Softwares e assistentes pessoais inteligentes facilitarão ainda mais aos viajantes em reservas e auxiliará o planejamento do roteiro em toda a sua complexidade. Já se imaginou andando pelo aeroporto e uma voz bem suave em seu mobile te orienta em todos os procedimentos aeroportuários? E mais, ainda te oferece conselhos sobre o que pode ser feito até o horário de embarque. Um café ?
FACILIDADES E FIM DAS FILAS
Na minha humilde opinião, o melhor! O seu rosto será seu passaporte e bording pass. O sistema de reconhecimento facial entrou em teste em alguns aeroportos do mundo, e quando for constatado altamente confiável, passará a ser utilizado em diferentes serviços, como check-ins em hotéis, estações de trens, rodoviárias, etc. Um simples piscar de olhos e pronto! Sem papéis ou documentos para carregar (ou perder rs) e sem mala!!!. A princípio assusta, mas creio que será bem interessante vivenciar essas experiências e passará a ser normal.
Nos veremos no próximo conteúdo da série que vem com mais uma pitada generosa de tecnologia e "fu-turismo". Já imaginou experimentar um passeio antes de comprar? É por ai....rs
Até lá!
Um beijo.
Clau Parra
Seu comentário é tão importante! Traga suas dúvidas e questionamentos, terei o imenso prazer em respondê-las!
O Login é bem rapidinho e você faz uma única vez.
Comments